A semana de moda carioca de Inverno 2010 começou (07/01) com show de Gilberto Gil e trouxe várias novidades. A primeira - em minha opinião a mais interessante - é o desfile da marca de acessórios do Oskar Metsavaht (Osklen), a New Order, sucesso de vendas e críticas cariocas. Enquanto vários fãs da Tessuti ficaram tristes quando a marca anunciou que não iria mais desfilar no dia 12/01 dessa edição de inverno, os fãs da Blue Man alegraram-se graças à notícia de que a marca do falecido David Azulay vai participar da temporada de moda com uma manifestação artística, no dia 10/01 às 18h. O motivo pela desistência da Tessuti, segundo a diretora geral Roberta Vairolatti, é a reorganização da marca, que só desfilará novamente na edição de Verão 2010/2011. Outra novidade é a exposição fotográfica "Ipanema", criada por Oskar. As imagens, como o nome sugere, são todas do bairo Ipanema e de suas praias tão famosas. Para finalizar: o casal de fotógrafos Scott Schuman e Garance Doré (The Sartorialist) vai estar perambulando pelo Pier Mauá e clicando os mais bem vestido - ou diferentes.
Nós combinamos que, de cada dia, escolheremos no máximo dois desfiles para fazer nossos comentários, isso se não acontecer vários outros imprevistos. E, aliás, também estamos de férias.
A primeira marca escolhida é a Ausländer, marca hype carioca - que apesar de ter nascido lá tem pouca coisa do jeitinho do Rio - comandada por Ricardo Bräutigam. Para o próximo inverno Ricardo deixou seu lado dark falar mais alto: o preto prevaleceu, com exeção do branco e do prateado, presente apenas em uma jaqueta. O couro - forte tendência para o inverno brasileiro e internacional, o jeans veio com lavagem especial: começou tingindo de cinza escuro, passando por vários processos de lavagem até chegar nestas (maravilhosas) peças.
Os vestidos apareceram de todos os tipos - tranparêntes, colados (bandage-dress), recortados, com matérias diferentes. Modelos usavam saias incríveis de cintura alta e recortadas em camadas. Ricardo botou os homens de leggins e shorts curtíssimos. As maxi-ombreiras de couro foram usadas por cima das roupas e algumas vezes em um só ombro.
Curiosidade sobre a marca: Ricardo, no começo da marca em 2004, criava camisetas unissex exclusivas. O nome é de origem alemã e significa "o que vem de fora, que é estrangeiro". O primeiro desfile da marca foi no inverno de 2009.
Le M.
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